Shukugakai

shukugakaikaratekobudojinbukaijyureikan alemdotatame - Shukugakai

Foto: Ariane Santos

Ao iniciar em um dojo, nunca se sabe o que esperar e o que você está prestes a viver ali dentro, pois tudo é muito novo, desde os costumes praticados até os movimentos que você esta começando a aprender. Este é o início de tudo. A partir disso, todos os dias vivenciamos algo novo, melhoramos nossa técnica, continuamos crescendo e buscando mais entendimento sobre aquilo que decidimos seguir.

Assim é em todas as artes marciais. É o retrato do caminho até a faixa preta e a continuidade após consegui-la. Tudo se trata de empenho, vontade de crescer e melhorar, determinação para jamais desistir, sinceridade para consigo e com os demais a sua volta.

 

Sensei Flavio Vicente, 7º dan de Shorin-Ryu
Sensei Flavio Vicente, 7º dan de Shorin-Ryu | Foto: Ariane Santos

 

Chegamos ao tão esperado dia, a festa de formatura de mais uma equipe de faixas pretas e da conquista de mais um Dan para aqueles já formados, daqueles que continuam caminhando e fortalecendo o espírito de budoka.

shukugakaikaratekobudojinbukaijyureikan2 alemdotatame - ShukugakaiFoto: Ariane Santos

No dia 2 de dezembro, na associação Okinawa Kenjin do Brasil, aconteceu o Shukugakai (祝賀会) que significa cerimônia de graduação, e celebrou a formatura dos faixas pretas das Associações Jyureikan Shorin-Ryu Karatê Do e Jinbukai Kobudo do Brasil. Um momento único e memorável, onde além das apresentações de Okinawa Karatê-Do e Kobudo tivemos também as seguintes apresentações:

shukugakaibunomaijinbukaijyureikan alemdotatame - Shukugakai

Bunomai, dança marcial com movimentos de karatê e kobudo.

shukugakaiodorikaratekobudojinbukaijyureikan alemdotatame - Shukugakai

Odori, dança tradicional de Okinawa com o Satoru Saito Ryubu Dojo

shukugakaiminyokyokaikaratekobudojinbukaijyureikan alemdotatame - Shukugakai

Apresentação da música de Okinawa com o Minyo Kyokai.

shukugakaitaikoryukyumatsuridaikokaratekobudojinbukaijyureikan alemdotatame - Shukugakai

Taiko, os famosos tambores daçantes de Okinawa com o grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko.

shukugakaikaratekobudojinbukaijyureikan3 alemdotatame - Shukugakai

Apresentação de lindas canções com Andrea Ie e Mamoru Itimura.

shukugakaishisaleaookinawakaratekobudojinbukaijyureikan alemdotatame - Shukugakai

E também teve apresentação com o Shisá, o leão de Okinawa.

O que tornou ainda mais especial toda essa festa foi que, além da comemoração pela formação dos novos faixas pretas, comemoramos também os dez anos da filiação do Jinbukai Kobudo aqui no Brasil e os vinte e quatro anos da existência do Flávio Dojo. Com certeza um momento muito alegre e feliz para todos nós e, principalmente para o idealizador de tudo isso, o Sensei Flávio Vicente de Souza, nosso mestre, ao qual devemos toda a oportunidade de conhecer e viver um pouco da cultura de Okinawa aqui no Brasil.

shukugakaikaratekobudojinbukaijyureikan4 alemdotatame - Shukugakai

Agora aos novos faixas preta desejamos muito esforço e determinação para honrar o compromisso que a vocês foi concedido, pois agora a continuidade da linhagem dessa escola depende de vocês, agora e sempre você carregam o orgulho e o nome dessa escola por onde vocês passam, por isso Ganbatte!

Parabenizamos a todos por mais essa conquista, e desejamos muito mais anos de vida para a Associação Jinbukai!