Responsabilidade Marcial

responsabilidademarcial alemdotatame - Responsabilidade Marcial

Foto: Ricardo Yukawa

Responsabilidade é a capacidade de arcar com as consequências de suas próprias atitudes e com as atitudes dos outros ao seu redor. É a capacidade de não fugir aos seus deveres e cumprir da melhor maneira o que lhe foi pedido. Dentro de um dojo marcial o conceito de responsabilidade é passado desde os primeiros dias de treino, pois está diretamente ligada as atitudes dos praticantes em relação as tradições em seu dojo e qual é o tamanho da importância e responsabilidade dele ao decidir fazer parte deste.

Ser responsável é ter ou desenvolver a capacidade de realizar o que lhe é proposto dentro das condições que lhe são propostas, mantendo sempre sua palavra. Um é responsável pelo outro, um deve contribuir para o crescimento e amadurecimento do outro, o sensei é o responsável pelo dojo e, os senpai são responsáveis por ajudar o sensei a organizar o dojo e os demais alunos, ajudando-o a ensinar e direcionar todos os que ali estão.<

As responsabilidades de cada um estão intimamente ligadas à posição que ocupa dentro de seu dojo, a cor de sua faixa dentro do budo kaiso (hierarquia), diz o tamanho da responsabilidade assumida com seu sensei e com seu dojo. Ao conversar com meus alunos, sempre procuro lembrá-los de seu compromisso com o nosso dojo e comigo, enquanto professor deles. Todos somos elos de uma corrente e quanto mais unidos e cientes do que temos a fazer, mais forte será o nosso convívio. Como praticantes de artes marciais temos a responsabilidade de manter vivos os ensinamentos dos sensei e mestres que vieram antes de nós!

Ganbarimashou minna-san!