Os 5 princípios do Budo – Shoshin

shoshin alemdotatame - Os 5 princípios do Budo - Shoshin

Com a constância do treinamento marcial, nos deparamos com vários desafios e um dos principais deles é o controle do nosso próprio ego e da nossa própria vaidade. Shoshin (初心) remete ao pensamento de principiante, no qual nos colocamos em uma posição de humildade e atenção total ao que nos é passado. Para um budoka essa é uma das principais formas de manutenção de sua aprendizagem, pois deve estar atento (zanshin) a tudo o que vivenciar dentro e fora do dojo, tirando sempre o melhor proveito de cada situação em função da construção e manutenção do seu conhecimento (shoshin). Deve estar atento e pronto para absorver todos os ensinamentos do sensei e continuar seguindo seu caminho de aperfeiçoamento moral e técnico.

Quando entramos em um dojo pela primeira vez somos confrontados por nossas expectativas e pela realidade vivida nesse espaço. Todos nós temos os nossos próprios conhecimentos e experiências conquistados ao longo de nossas vidas, seja em poucos ou em muitos anos vividos. Mesmo uma criança tendo pouca idade para compreender muitas das coisas que acontecem ao seu redor, ela está cheia de experiências e de conhecimentos que ao ser confrontado com a prática do budo e, em consequência shoshin, deve ser orientada a deixar de lado o que já sabe para poder experimentar o máximo do que pode aprender com a prática marcial. Para os adultos, às vezes, é mais difícil orientar, pois muitos deles ou a grande maioria já tem seus próprios conceitos sobre a vida de maneira geral. Estes já vem com seus “copos cheios”, para iniciar e se desenvolver no caminho marcial budo devem se “esvaziar” e se permitir conhecer o novo.

Shoshin é uma atitude de desprendimento ao que já temos enquanto conhecimentos, de humildade e respeito para com o que vamos aprender, pois devemos estar atentos a tudo o que nos será ensinado, pois nem tudo se mostrará de forma clara nesse caminho e estarmos em Zanshin (alertas) nos permitirá compreender o máximo dos conceitos que podem ser abordados dentro e um dojo. No fim, são suas atitudes que determinaram o quanto irá progredir no caminho, o quanto será fácil e o quanto será difícil, por tanto esteja sempre “aberto” e pronto para “esvaziar-se” e logo “preencher-se” do novo.

Ganbarimashou!!

Referências:
Leo Tamaki
Impressione