Os 5 princípios do Budo – Senshin

senshin alemdotatame - Os 5 princípios do Budo - Senshin

Temos refletido no blog sobre a filosofia do Budo em cada um dos seus aspectos. Hoje falaremos de Senshin (先心), o quinto espírito (ou parte) do Budo. A palavra, muito utilizada nas artes marciais japonesas, especialmente no Aikido, significa Espírito Purificado, atitude iluminada.

Após passar pelos estados anteriores por meio de um Do, de um caminho, o indivíduo atinge o objetivo da preparação, o resultado. Platão no “Mito da Caverna” descreve a experiência de iluminação com o homem dentro da caverna e que após muitas dificuldades, sai dela, da contemplação das sombras e passa a ser iluminado verdadeiramente pela luz.

Contextualizando o Senshin (e Platão) para a prática das artes marciais, o praticante se purifica por meio do treinamento no dojo, onde sendo orientado pelo Sensei ou pelos alunos mais antigos (Senpai), vai sendo iluminado dos seus erros técnicos e internos (insegurança, arrogância, entre outras) para atingir não só a excelência técnica (de acordo as suas características físicas), mas nas atitudes como pessoa no seu cotidiano.

Ganbarimashou!!

Referências
Impressione
Senshin
Estudo Samurai
Estudo Prático


*Este post foi escrito por Diego Kubota, formado em Biblioteconomia. É faixa roxa em karatê Shotokan. Gosta de livros e de HQ e curte um cinema junto de um bom cafézinho.