Os 5 princípios do Budo – Fudoshin

fudoshin alemdotatame - Os 5 princípios do Budo - Fudoshin

Foto: Ricardo Yukawa

“É a calma, não a técnica, o sinal de um samurai maduro”
Bokuden Tsukahara

Sendo um dos princípios fundamentais do budoFudoshin  remete ao pensamento de “manter-se imóvel”, um estado de mente inabalável com um espírito quieto. Fudoshin traduzido diretamente como “mente imóvel” é um estado de coragem desenvolvida pelo budoka para enfrentar as dificuldades e os perigos. Este princípio vem desde a época dos samurais que no calor de suas batalhas ao invés de enfurecer-se e deixar que a raiva tomasse conta de suas ações, procuravam acalmar-se para pensar estrategicamente em cada passo que dariam na busca de sua vitória. Para os ocidentais é, de certa forma, confuso pensar em um guerreiro “sem raiva ou fúria” que alimentam suas ações. Isso era  o que tornava os samurais tão perigosos.

Trata-se do desenvolvimento da coragem e autoconfiança para enfrentar as dificuldades, da estabilidade e equilíbrio físico e mental para suportar as intercorrências da vida. Pensar em Fudoshin é contrair pra si a autoconfiança em suas ações, é compreender o caminho e enfrentar sem medo o que estar por vir, procurando entender os meios e os fins que justificam-se através das suas atitudes. Não é difícil imaginar o quão complicado é ter que enfrentar os desafios que surgem em nossos caminhos, seja um exame de graduação, uma disputa em uma competição, uma prova final na escola ou faculdade ou mesmo ser incumbido no trabalho de realizar uma tarefa realmente complicada. Isso, de certa forma, tende a nos deixar inseguros sobre a nossa capacidade de realizar o que foi nos imposto ou solicitado.

Porque vivemos isso a todo momento. Somos testados, provados e julgados, seja por nossas atitudes ou decisões. Então, é mais fácil aprender a lidar com essas dificuldades do que fugir e se esconder. Podemos sim conseguir e superar tudo o que surge em nossos caminhos, o conceito de fudoshin nos permite desenvolver essa autoconfiança de enfrentar e a coragem para superar. Por isso, durante o treinamento somos a todo momento testados dentro dos nossos limites a superar as nossas fraquezas, na busca de melhorarmos dentro das nossas dificuldades.

Isso é fudoshin. Mantenha uma atitude pacífica e corajosa frente às dificuldades que surgem no seu caminho, mantenha sua mente focada no objetivo a ser alcançado, treine sempre e se dedique ao máximo. Somente assim estará mais próximo de entender e praticar de verdade o significado desse conceito. Aplique isso em todas a áreas da sua vida e, infelizmente, ainda após anos de prática continuaremos sem entender na sua totalidade o que de fato se trata. Treinar, se preparar e estar atento a tudo e a todos é o caminho que o budoka deve seguir.

Referências:
Zen buddhism
Impressione
Ricardo Martins