Mokuso (黙想)

mokusoalemdotatame - Mokuso (黙想)

“A mente deve sempre estar em estado de “fluxo”, pois quando ela para e o fluxo é rompido, essa interrupção é prejudicial para o bem-estar da mente. No caso do espadachim, significa morte. Quando o espadachim está enfrentando um oponente, não deve pensar no adversário, nem em si mesmo, nem nos movimentos da espada do inimigo. Ele só fica ali com sua espada, o qual esquecendo de toda sua técnica, está pronto para seguir os ditames da subconsciência. O homem se apagou como portador da espada. Quando ele ataca, não é o homem, mas a espada na mão do subconsciente do homem que ataca”.
(Takuan Sōhō)

Basta adentrar qualquer dojo, no qual se pratica o budô, para que antes de começar e no final do treino seja praticado o Mokuso.

 

A imagem mostra os kanjis,ideogramas japoneses, que formam o nome Mokuso. O primeiro kanji significa silêncio, o segundo kanji significa ideia e pensamento.

O Mokuso é praticado pelos estudantes de artes marciais, antes de começarem a treinar, limpando sua mente de qualquer influência exterior que possa atrapalhar seu desempenho e se preparar para absorver todo o conhecimento que será ensinado no dojo. Após o treino, novamente é realizada a meditação, dessa vez para fixar todo o aprendizado. Normalmente é feito em seiza, já as posições de mãos podem mudar dependendo da linhagem e da arte marcial.

É uma meditação em que você apenas “é”, não há ação, pensamento, emoção, você apenas existe. É o momento que você esquece dos seus problemas, das redes sociais, das contas que precisa pagar, do estresse, das brigas familiares e passa a focar em você. O objetivo é tranquilizar a mente aumentar a concentração.

 

A imagem mostra os kanjis, ideogramas japoneses, que foram o nome Mushin. O primeiro kanji significa nada e o segundo kanji significa espírito.

No bushido, há um termo chamado Mushin (無心) – abreviação de Mushin no shin (無心の心) –, um estado mente-sem-mente, no qual é um estado mental de concentração em que o artista marcial entra durante uma luta. Muitos karatekas treinam para atingir esse estado durante a prática dos kata, de modo que a execução dos movimentos seja impecável. Uma vez que o Mushin é alcançado, o objetivo é atingir esse mesmo nível de consciência em outros aspectos da vida do praticante.

 

Mokuso alemdotatame 1024x701 - Mokuso (黙想)

Como é feito o Mokuso?

Em seiza, de olhos fechados ou semicerrados, inspire pelo nariz e permita que o ar desça a um lugar chamado seika-tanden (cerca de três dedos abaixo do umbigo), para que você respire profundamente e não levemente. O abdômen que deve se movimentar e não o peito e os ombros, já que uma respiração correta permite maior inalação. Não se expira o ar logo após respirar, segure por dois segundos e solte calmamente, durante uns dez segundos. Não expire todo o ar dentro de você, pois pode ficar sem fôlego. Quanto mais tempo leva para expirar, mais calmo a pessoa se torna. E o nosso cérebro trabalha melhor quando respiramos profundamente. Não fique preocupado em deixar a mente “vazia”, afinal só de tentar pensar em nada, você já está pensando. Apenas relaxe, concentre-se em sua respiração, pode pensar no que precisa melhorar no treino e tentar desfrutar do Mokuso.

Referências:
Kendo Guide
Wikipedia