Karate City – Treino Itinerante

karatecity alemdotatame - Karate City - Treino Itinerante

Nascido da ideia de tornar a prática do karatê-do cada vez mais comum aos olhos das pessoas, o Sensei Atila Ramos da Silva decidiu criar em conjunto com alguns amigos e demais praticantes o “Karatê City – Treino Itinerante“. Essa proposta surgiu na reta final das votações para a entrada do karatê nas Olimpíadas, com o objetivo de reunir o máximo de praticantes de karatê em um local público como: praças, parques ou avenidas que aos finais de semana se tornam abertos a prática de atividade física. Desde então, vem tendo cada vez mais aderências de professores e alunos dos mais diversos estilos e dojo do estado de São Paulo e das demais capitais do Brasil.

Segundo o Sensei Átila, “Em nosso país, o futebol é praticado em qualquer lugar. Quando era criança bastava colocar o chinelo e jogar uma bola na rua que naturalmente as coisas acontecia, todo mundo acha isso normal, porque é saudável praticar atividade física ou algum esporte. Quando paramos para realizar um kata na rua, as pessoas nos olham de forma estranha, como se fôssemos doidos. Por isso, a ideia é tão interessante, se cada vez mais pessoas aderirem a prática comum do karatê em lugares públicos, vamos ter cada vez mais praticantes procurando o dojo.

“Os treinos do “Karate City Treino Itinerante” acontecem uma vez por mês, geralmente em um domingo e sempre dirigido por um Sensei diferente. Esse mês não foi diferente, os treinos aconteceram no dia 10/09, na Praça Batista Campos em Belém do Pará sob a supervisão do Instrutor 1º Kyu faixa marrom do estilo Shotokan, Mauro Sérgio Soares, contando com a participação de 7 alunos. E no Parque da Juventude, localizado ao lado da estação do metrô Carandiru, foi dirigido por mim, Shidoin (Instrutor) Wellington Felipe, 3º Dan da Associação Okinawa Shorin Ryu Karate-Do Jyureikan – filial Meikyokai Dojo e contou com a participação de 23 de praticantes de três estilos diferentes, sendo respectivamente: Shorin-Ryu, Shotokan e Kyokushin.

 

karatecitybelem.alemdotatame - Karate City - Treino Itinerante
Treino Itinerante em Belém do Pará – Créditos: Mauro Sérgio

 

No decorrer do treino vivenciamos a prática normal de kihon, kotekitai, kata e bunkai de alguns kata do estilo Shorin-Ryu, procurando estreitar os laços entre os praticantes, ministrei os kata Pihan que se assemelham e são praticados em cada um dos estilos, na shotokan são os Heian do 1º ao 5º e na Kyokushin são os Pinan Sono também do 1º ao 5º. Procuramos examinar e praticar os bunkai (aplicações) dos kata Pihan Shodan e Nidan, uma oportunidade de aprofundar e conhecer um pouco mais das características do estilo shorin-ryu da Associação Jyureikan.

karatecity.alemdotatame - Karate City - Treino Itinerante

Chegamos ao fim de mais uma edição dessa grande proposta, pudemos reunir amigos e aproveitar o dia fazendo o que mais gostamos que é treinar karatê-do, chamamos a atenção das pessoas que estavam em volta e assim atraímos mais alguns praticantes, pois, enquanto treinávamos, algumas crianças que estavam a nossa volta se interessaram e quiseram praticar naquele momento. Com isso, conseguimos mais umas 6 ou 7 crianças que direcionamos para os dojo próximos da região. Esta é a ideia, atrair cada vez mais pessoas para praticarem o karatê e assim elevar ainda mais o nome da nossa arte marcial!

Para mais informações do evento, acompanhe na fanpage oficial.

Ganbarimashou minna-san!