A influência da cultura japonesa em Star Wars

starwars alemdotatame - A influência da cultura japonesa em Star Wars

Dia 4 de Maio é o Dia do Star Wars, foi criado por George Lucas e é fielmente seguido por seus fãs nas redes sociais. A escolha da data é muito criativa, vem da famosa frase utilizada nos filmes May the force be with you (Que a força esteja com você) com o trocadilho May the fourth be with you (Que o quatro de maio esteja com você).

Para quem é fã da saga e já assistiu os filmes é perceptível a influência das artes marciais e do oriente nas lutas com os sabres de luz e até na maneira dos Jedis se vestirem e se portarem. A técnica de usar os sabres de luz é justamente vista como uma arte marcial no universo de Star Wars. Mas, quais são essas referências?

 

A Força

Segundo o personagem Obi-Wan Kenobi, a força é “um campo de energia criado por todas as coisas vivas: ela nos cerca, nos penetra; ela mantém a galáxia coesa”. Os Jedis possuem a habilidade de manipular essa força cósmica. A inspiração disso veio do Ki (気) em japonês, Qi em chinês, Prana na Índia e Mana na Polinésia. Nas artes marciais para que o Ki flua é necessário um intenso treino, foco, meditação e respiração profunda e padronizada. No karatê existe o Kime (決め), que é a capacidade de focalizar nossa força, contraindo o músculo para que um movimento seja efetivo na sua finalização. O objetivo de transferir o máximo de dano ao seu adversário. Também há o Mokuso, onde o praticante tenta eliminar de sua mente qualquer preocupação ou problema durante o treinamento, para que sua técnica torna-se mais eficiente.

 

Jedis

A palavra Jedi vem da palavra japonesa Jidai Geki que são histórias de aventura ambientadas na época dos samurais. Conta-se que George Lucas estava no Japão antes de criar seu primeiro filme de Star Wars e acabou conhecendo essa palavra.

A ordem dos Jedis é totalmente baseada na dos Samurais, no quais prevalecem a honra, lealdade e o compromisso. Além da inspiração no budo, no qual o aprendiz (Padawan, no universo de Star Wars) demonstra total respeito pelo seu mestre que o acompanha por toda sua aprendizagem.

 

A Arte do Sabre de Luz

Assim como o Karatê, a arte marcial usada tanto pelos Jedis quanto os Siths possuem diversos estilos de luta e ramificações, mas predominando sete clássicos. Veja-os a seguir:

Shii-cho: Conhecido como o estilo da determinação, é o que dá base para os outros estilos e aprendido por todos jovens jedis, baseando-se no controle da Força em vez de confiar em seus sentidos. Ele inclui ataques básicos, aparar (técnica de deslocamento do golpe, com defesa e direcionamento para o ataque), ataque corporal, exercícios de velocidade, voltado mais para desarmamento, o treino é focado em sequências e repetições. O Shii-cho é fluído, mas também altamente aleatório e imprevisível. Não se executa ataques letais, exigindo grande controle.

Makashi: Conhecido como o estilo de contenção, representa o refinamento do combate de sabre de luz. Os mestres desse estilo desenvolvem ataques únicos e treinos com foco em não ter seus sabres pegos ou danificados. É um estilo fluído, com precisão e economia de movimentos

Soresu: Conhecido como o estilo da resiliência, foi desenvolvido em resposta ao avanço tecnológico na galáxia. A ênfase em movimentos eficientes e firmes, na menor exposição de áreas de contato, tornando-o o estilo mais defensivo e passivo de todos os outros. Apesar disso, sofreu críticas pesadas devido a falta de ofensivas e a característica de visar a sobrevivência e não a vitória.

Ataru: Conhecido como o estilo da agressão, é o mais acrobático e requer do Jedi habilidades como corrida, salto, torque (a força de rotação do corpo para um ataque ser mais efetivo) e o uso da Força. Aqueles que praticavam conseguiam ultrapassar suas forças físicas fazendo saltos mortais, acrobacias e atacando pelo ar. Os personagens Yoda e Qui-Go Jinn eram notáveis nesse estilo.

Shien/Djem So: Conhecido como o estilo da perseverança, foi desenvolvido por praticantes que acreditavam que o estilo Soresu estendia desnecessariamente sua forma defensiva, esperando uma oportunidade para atacar em vez de criar suas próprias aberturas. O estilo Shiem ou Djem So se caracterizava por ataques e defesas imediatamente seguidas por um contra-ataque.

Niman: Conhecido como o estilo da moderação ou rancor, é uma arte marcial híbrida que equilibra todos os elementos de combate do sabre de luz. A luta pode ser feita de maneira harmoniosa, sem agressividade.

Juyo/Vapaad: Conhecido como o estilo da ferocidade, ficou restrito ao conselho Jedi, pois tinha a possibilidade de fazer com que o praticante sucumbisse ao lado negro. A técnica Vappad foi desenvolvida pelo mestre Mace Windu e foi classificada como um estado de mente, no qual se canalizava a escuridão interior e aceitava a fúria do oponente, transformando-se em um supercondutor e herdando metade do poder do lado negro.

A arte marcial com sabre de luz é tão rica no universo do Star Wars que ainda possui vários tipos de combate, técnicas, variações e os próprios sabres possuem matérias e tecnologias diferentes. É inegável que podemos comparar os sabres as katana ou os bokken (espada de madeira) dos samurais, já que tanto a arma fictícia quanto a japonesa é utilizada usando as duas mãos. Muitos dos ataques e defesas vieram do iaido, kendo, aiki ken e aiki jo. Por mais que a Força seja algo muito importante para os Jedis o destaque acaba ficando para os sabres de luz, assim como o praticante marcial usa a arma como extensão e parte do seu corpo de maneira habilidosa.

 

Roupas 

roupasstarwars alemdotatame - A influência da cultura japonesa em Star Wars

As vestes marrons utilizadas por Yoda, Obi-Wan Kenobi, Qui Gon Ji e Mace Windu lembram as utilizadas por monges nos templos budistas, assim como as roupas por baixo das capas lembram um kimono marcial.

amidalageishagueixa alemdotatame - A influência da cultura japonesa em Star Wars

A Rainha Amidala veste trajes ornamentados que lembram muito quimonos japoneses, assim como a maquiagem branca e cabelos lembram as gueixas.

darthvaderkabutosamurai alemdotatame - A influência da cultura japonesa em Star Wars

O capacete de Darth Vader é inspirado nos utilizados pelos samurais, o famoso Kabuto.

darthmauloni alemdotatame - A influência da cultura japonesa em Star Wars

O rosto de Darth Maul é baseado nas máscaras usadas nas peças Oni (demônios) do teatro japonês Nô.

QuiGonJin ToshiroMifune alemdotatame - A influência da cultura japonesa em Star Wars

A barba de Qui Gon Jin foi inspirado no ator Toshiro Mifune em seus diversos filmes de samurai.

Com certeza há muitas outras referências, mas como o universo de Star Wars é gigantesco é difícil analisar todos os pontos. George Lucas criou uma história baseada na cultura japonesa e nas artes marciais de encher os olhos. Vale a pena conferir os filmes, livros, quadrinhos e jogos. Que nesse dia 4 de maio a força esteja com você!

 

Referências:
Star Wars Wikia

Aikido for Beginners

Anime Fringe